quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sondagem de Uso do Ábaco por uma criança.


Propor a atividade para uma criança e registrar suas reações, questionamentos, conjecturas e afirmações diante da proposta de construção de números utilizando o ábaco e fazendo os ajustes das casas decimais.







Perfil da criança
Nome: André Luis dos Santos Viana
Idade: 9 anos.
Instituição de Ensino: Pública Estadual                          série: 4º Ano Fundamental I.


Sondagem a respeito do que sabe sobre o sistema numérico.

Encontra-se familiarizado com o sistema numérico.


1. O que é uma unidade?
Resposta: Uma coisa.
2. O que é uma dezena?
Resposta: 10 coisas.
3. O que é uma centena?
Resposta: 10 x 10.


Demostração e explicação do ábaco.
Modelo: Tabuleiro com fichas (Confeccionado em sala de aula)
Ao apresentar o ábaco a reação foi de surpresa, pois não conhecia, acreditou tratar-se de um jogo, queria aprender, achou um pouco complicado no início, mas logo entendeu e conseguiu fazer as contas sempre conferindo se estava correto o modo de colocar as formas geométricas que representavam respectivamente centena (triângulos), dezena (quadrados),  unidade (círculos).



Exercícios realizados


Represente o número 134

Resolva : 134 - 22 =



Para resolver essa subtração, ele usou o seguinte raciocínio  Tenho 134 e devo 22, assim se pago a divida me resta 112.
Represente o número 246.
Resolva: 246 - 137 =

Represente o número 207.

Resolva: 207 + 109 =
Para resolver esta adição, a criança usou o seguinte raciocínio:  Eu tenho 207 e ganho mais 109, então eu tenho direito a 1 triângulo (centena) e 9 círculos (unidade). Pensou e disse: _ Mas ali só tem mais 3 círculos (unidades), e eu preciso de mais 9. Ficou um pouco intrigado, e então foi lhe explicado que a cada 10 unidades ele poderia trocar por uma dezena, então ele colocou as três unidades no tabuleiro e então disse, agora eu posso trocar por uma de dez (dezena), explicamos que sim, e ele o fez. E então disse: _ mas ainda faltam seis círculos  e então colocou-os no tabuleiro.

Demorou para ele entender a parte que quando somam as três fichas restantes que representam as unidades, ele poderia trocar as 10 fichas por uma que representava a dezena, porém quando entendeu concluiu: Ah, então é como se eu tivesse 10 moedas de 1 real e trocasse por uma nota de 10. Assim, acrescentamos que essa era a ideia a cada conjunto de 10 círculos (unidade), valeria 1 quadrado (dezena), e a cada 10 quadrados (dezena), valeria 1 triângulo (Centena).


Entrevista


1. O que você achou do ábaco?

Resposta: Gostei.

2. Você achou difícil?

Resposta: Mais ou Menos.

3. Você gostaria continuar esse jogo de matemática?

Resposta: Sim.

4. Quantas vezes você usaria o ábaco durante a semana?

Resposta: 6 vezes.

5. Você indicaria esse jogo para seus amigos? Por quê?

Resposta: Sim, porque ficaria mais fácil conseguir fazer as contas de matemática, e também é divertido aprender assim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário