Propor a atividade para uma criança e registrar suas reações, questionamentos, conjecturas e afirmações diante da proposta de construção de números utilizando o ábaco e fazendo os ajustes das casas decimais.
Perfil da criança
Nome: André Luis dos Santos Viana
Idade: 9 anos.
Instituição de Ensino: Pública Estadual série: 4º Ano Fundamental I.
Sondagem a respeito do que sabe sobre o sistema numérico.
Encontra-se
familiarizado com o sistema numérico.
1. O
que é uma unidade?
Resposta:
Uma coisa.
2. O
que é uma dezena?
Resposta:
10 coisas.
3. O
que é uma centena?
Resposta:
10 x 10.
Demostração e explicação do ábaco.
Modelo: Tabuleiro com fichas (Confeccionado em sala de aula)
Ao apresentar o ábaco a reação foi de surpresa, pois não conhecia, acreditou tratar-se de um jogo, queria
aprender, achou um pouco complicado no início, mas logo entendeu e conseguiu
fazer as contas sempre conferindo se estava correto o modo de colocar as formas
geométricas que representavam respectivamente centena (triângulos), dezena (quadrados), unidade (círculos).
Exercícios realizados
Represente o número 134
Resolva : 134 - 22 =
Para resolver essa subtração, ele usou o seguinte raciocínio Tenho 134 e devo 22, assim se pago a divida me resta 112.
Represente o número 246.
Resolva: 246 - 137 =
Represente o número 207.
Resolva: 207 + 109 =
Para resolver esta adição, a criança usou o seguinte raciocínio: Eu tenho 207 e ganho mais 109, então eu tenho direito a 1 triângulo (centena) e 9 círculos (unidade). Pensou e disse: _ Mas ali só tem mais 3 círculos (unidades), e eu preciso de mais 9. Ficou um pouco intrigado, e então foi lhe explicado que a cada 10 unidades ele poderia trocar por uma dezena, então ele colocou as três unidades no tabuleiro e então disse, agora eu posso trocar por uma de dez (dezena), explicamos que sim, e ele o fez. E então disse: _ mas ainda faltam seis círculos e então colocou-os no tabuleiro.
Demorou para ele entender a parte que quando somam as três fichas restantes que representam as unidades, ele poderia trocar as 10 fichas por uma que representava a dezena, porém quando entendeu concluiu: Ah, então é como se eu tivesse 10 moedas de 1 real e trocasse por uma nota de 10. Assim, acrescentamos que essa era a ideia a cada conjunto de 10 círculos (unidade), valeria 1 quadrado (dezena), e a cada 10 quadrados (dezena), valeria 1 triângulo (Centena).
Entrevista
1. O que você achou do ábaco?
Resposta: Gostei.
2. Você achou difícil?
Resposta: Mais ou Menos.
3. Você gostaria continuar esse jogo de matemática?
Resposta: Sim.
4. Quantas vezes você usaria o ábaco durante a semana?
Resposta: 6 vezes.
5. Você indicaria esse jogo para seus amigos? Por quê?
Resposta: Sim, porque ficaria mais fácil conseguir fazer as contas de
matemática, e também é divertido aprender assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário