sexta-feira, 19 de abril de 2013

A matemática esta presente em nosso cotidiano em todos os momentos.

Confiram alguns tipos de situações matemáticas ou "situações problemas", tão normais em nosso dia dia que muitas vezes nem percebemos o seu teor matemático:


Compras




Quando fazemos compras utilizamos variados tipos de operações matemáticas, como:

Lista de mercado: Nela colocamos quantos itens de cada produto queremos comprar, qual o valor de cada item, o valor total de todos os itens da mesma mercadoria, o valor total de todos os itens da lista, além de o valor total da compra;

Comparamos ainda o valor de produtos iguais, porém de diferentes marcas;

Pesamos os produtos vendidos por Kilo e contamos os vendidos por Dúzia;

Conferimos o valor nutritivo dos alimentos;

Conferimos a data de validade;

Pagamos o valor total da compra, que pode ser à vista ou a prazo, no rotativo ou parcelado.


Pagamento de contas


Todos nós consumimos serviços e ou produtos que são pagos posteriormente ao uso. Como por exemplo as contas de água, luz, gás e telefone, e em alguns casos as faturas de cartões de crédito. Podemos incluir nessas contas as mensalidades de colégio, convênio médico, aluguel e condomínio  Quando pagamos nossas contas, somamos todas para saber qual o valor total, verificamos se existe alguma conta atrasada para calcularmos os juros e ou multas.


Cozinhando

Quando cozinhamos, calculamos a quantidade de cada ingrediente que iremos utilizar na receita, qual o tempo que levará para que os ingredientes sejam cozidos, fritos ou assados. E ainda qual o valor nutritivo de cada prato que estamos preparando. Além de contabilizarmos quais itens constarão no almoço, lanche ou jantar.


Compartilhando comida






Quando dividimos pizzas, bolos, balas e outros alimentos, cuidamos para que todos presentes recebam uma porção, é comum no caso de os convidados serem crianças, haja a preocupação de dividir as quantidades na mesma proporção.



Organização de nosso tempo (Hora/Atividade)





Para que o nosso cotidiano seja mais fácil, é preciso organizar todas as atividades que precisamos fazer durante o dia, assim sabemos que o dia se divide em 24 horas, sabemos que podemos dividí-lo em manhã, tarde e noite, e ainda que é preciso uma quantidade de tempo para cada atividade que desejamos fazer, assim tem hora de acordar, de dormir, de ir para o trabalho, para a escola, hora de assistir televisão, ler um jornal ou fazer o dever de casa, temos hora de tomar café, hora do almoço e do jantar, hora para tomarmos um remédio, de tomar banho e de brincar. Enfim, temos sempre que pensar em quanto tempo vou levar para fazer cada coisa, e cada coisa tem seu tempo para ser realizada.


Noção de espaço e tempo





É comum termos noção de espaço e tempo, esse é um exemplo de operação matemática quase automática em nosso dia a dia.  Quando atravessamos a rua por exemplo, sabemos de certo modo se o espaço de tempo entre a gente e o veículo, permite que a nossa travessia seja segura. Quando pegamos o metrô, sabemos pelo alarme da campainha se ainda dá tempo de embarcarmos com segurança.




Cálculo de consumo






É muito comum em nosso dia a dia calcularmos o consumo de alguns serviços e produtos que utilizamos, desta maneira, sabemos por exemplo quanto de água mais ou menos a família gasta por mês, quanto tempo dura um botijão de gás ou um galão de água mineral.




Pesos e Medidas






Medir e pesar, é muito importante principalmente quando somos crianças, pois possibilita-nos saber se estamos crescendo de maneira saudável e se estamos dentro do peso determinado normal para a nossa idade. Além de pessoas é possível medir e pesar inúmeras outras coisas, como quantidade de carnes, quantidade de uma carga, entre outras. É possível medir o tamanho de um terreno, de um comodo dentro de casa, etc.



Quantidade de medicamento



Quando ficamos doentes, é receitada pelo médico uma quantidade de medicamento que devemos tomar, este pode ser em (ml), ou em quantidade de comprimidos. É preciso prestar a atenção na dosagem específica para a idade, a quantidade de dias que deve ser tomado o medicamento e de quantas e quantas horas.



Calendário





Quando consultamos o calendário, é possivel sabermos quantos dias faltam para irmos a uma consulta médica, quantos meses faltam para uma data comemorativa. Enfim é possivel realizarmos os calculos de diversas datas as quais precisamos agendar ou realizar alguma atividade.





Jogos





Quando jogamos, calculamos as casas do jogo que deveremos andar, e cada lance que faremos. Existem jogos que contém dados e outros onde devemos contar as casas em que nossos peões devem estar, e ainda anotamos os pontos que obtivemos e quantas vezes ganhamos ou perdemos.





Utilizando gadgets






Quando usamos o telefone celular, precisamos digitar os números do telefone que desejamos falar, é possível calcularmos o quanto de crédito foi gasto em uma ligação, além do tempo que ficamos conversando. Nos tempos atuais os gadgets estão em evidência, assim podemos ouvir músicas e saber quanto tempo cada uma tem de duração, podemos consultar preços de coisas na internet e muito mais.





Percorrendo distâncias








Durante o trajeto que fazemos para a escola ou trabalho, a pé ou de carro, o percurso que fazemos quando andamos de bicicleta, em todas essas situações são possíveis calcular a distancia de um lugar a outro, quanto tempo demoramos para chegar e em qual velocidade estávamos durante o percurso.





Horas






O nosso sistema de horas é estruturado em base 60, assim 60 segundos equivale 1 minuto e 60 minutos equivale 1 hora. Ao usarmos o sistema de horas em nosso cotidiano, ficamos sabendo quanto temo falta para iniciar uma programação na TV, para a chegada de nossos pais do trabalho, a entrada e saída da escola, etc.





Consumo de combustíveis



Quando abastecemos o nosso veículo, precisamos determinar a quantidade de litros que iremos utilizar e assim converter para o valor em dinheiro que usaremos para pagar o combustível.



Juros de faturas, crediário, empréstimos bancários etc...







Em nosso sistema financeiro, assim como no mercado de produtos e bens de consumo, podemos adquirir produtos por meio de créditos pré aprovados que podem ser em forma de cartão de crédito, crediário, cheques especiais, financiamentos entre outros. Esse sistema consiste em ceder o serviço e ou a mercadoria mediante a promessa (assegurada por bancos e entidades financeiras), para isso é cobrado uma taxa e ou juros pela utilização desses serviços. Quando atrasamos esses pagamentos as taxas e juros aumentam o valor devido, e passamos a ficar com um saldo negativo.


 
Para contextualizar a proposta, a integrante do Grupo Maria Elenice dos Santos, operacionalizou situações do seu cotidiano, destacando cálculos que são bastante úteis na vida doméstica.
 
 
1. O tempo aproximado de percurso que levo de minha casa até a faculdade é de 1 hora e 30 minutos, desta maneira se sei que levo este tempo para chegar na faculdade, faço um cronograma para chegar as 8:00h, dando um tempo de folga devido ao trânsito ser imprevisível, pois as 8:00h é o horário da minha primeira aula.
 
Saio de casa as 6:00h, chego no ponto de ônibus em 5 minutos, pego o primeiro ônibus as 6:10h, gasto 15 minutos para chegar até o terminal, portanto chego ao terminal as 6:25h. Pego o segundo ônibus as 6:30h e gasto aproximadamente 1 hora neste percurso até a faculdade. Então chego na faculdade aproximadamente as 7:30h. Portanto, sai de casa as 6:00h e cheguei as 7:30h, gastando um total de 1 hora e 30 minutos, do percurso entre a minha casa e a faculdade.
 
 
 
2. Tenho 2 netos gêmeos, eles tem 2 anos , eu tenho 45 anos, quando eu tiver 55 anos eles vão ter 12 anos ou seja daqui a 10 anos eles vão ser adolescentes.
 
adição:  netos: 2 + 10 = 12    vó: 45 +10 = 55  
 

 
  
3. Em meu aquário havia 10 peixes morreram 4 restaram 6. Vou comprar mais 4 e repor a quantidade de peixes que morreram, desta maneira, vou ficar com 10 peixes como no inicio quando eu comprei o aquário.
            


4. Eu e minha família fizemos uma viagem para Minas Gerais, saímos de São Paulo em uma quinta feira  as 23 horas da noite e chegamos lá 10:00 da manhã na sexta feira, resolvemos nossos problemas e saímos de Minas Gerais as 14:00 da tarde na sexta feira e chegamos as 23 horas da noite da sexta feira.
Gastamos 11 horas para chegar em Minas Gerais e 9 horas para voltarmos para São Paulo, passamos 20 horas na estrada entre ida e volta.
 
 

 

 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário