Texto elaborado com o intuito de discorrer sobre a elaboração das atividades, sua aplicação, dados observados, analisados e concluídos.
Matematicando situações do dia a dia
Sabe-se
que o sistema monetário é uma ação social presente na vida de todos os
cidadãos, e que sua utilização é realizada desde muito cedo, seu uso e
autonomia aumentam conforme o desenvolvimento do individuo. Desta maneira o
sistema monetário é de extrema importância em nosso cotidiano, uma vez que
vivemos em uma sociedade cujo sistema econômico é baseado no mercado e consumo,
visando o lucro. Sabe-se também que o processo de construção do conhecimento
permeado de situações reais que tenham a ver com o dia a dia do individuo,
possibilita uma aprendizagem mais significativa, com maiores chances de
apropriação dos conceitos e objetivos pretendidos, e ainda que nas séries
iniciais da escolarização a aprendizagem por meio do lúdico, pode proporcionar
maior interesse e melhorar a concentração.
Pensando neste contexto, elaboramos
duas atividades a partir de situações corriqueiras do dia a dia.
A
primeira atividade é baseada em situações onde se aplica o uso do dinheiro e
consequentemente do cálculo: O sistema monetário. Por meio de listas de compras, onde as
crianças pesquisam preços, comparam os preços dos produtos, calculam o total de
itens a serem comprados, fazem cálculos para parcelar compras, etc.
A
segunda atividade é estruturada por meio do lúdico (jogos de enigma e desafio),
onde se desperta na criança a vontade de procurar a solução sem a pressão que
um cálculo matemático promove por meio de um estigma.
A
proposta de atividade em relação ao sistema monetário foi aplicada a 6 crianças,
2 crianças tem 6 anos estão no 1.º ano do ensino fundamental e fizeram
parcialmente a atividade, pois queríamos saber quando as crianças começam a ter
noção do valor do dinheiro e se conheciam os valores da moeda brasileira: O
real. 2 das crianças tem 9 anos de idade
e frequentam o 4º do Ensino Fundamental, 2 tem 10 anos e frequentam o 5.º ano do
Ensino Fundamental.
PASSO
A PASSO DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE
Conversamos com as crianças sobre o
“sistema monetário”, perguntamos o que eles sabiam sobre o dinheiro. As
crianças demonstraram estarem totalmente a par da utilidade do dinheiro, todas conheciam
as moedas e notas de reais. Todas comentaram sobre situações em que ganham
quantias de dinheiro (Mesadas) de pais, tios, padrinhos etc. Algumas crianças
inclusive relataram poupar dinheiro por meio de cofrinho e uma delas já tem uma
conta poupança em seu nome.
Após
esse primeiro momento, explicamos para as crianças o motivo de cada produto ter
um valor financeiro, um preço para ser comprado. Explicamos que existem vários
fatores que acontecem com os produtos até que cheguem ao mercado, (Como
plantio, colheita, transporte, embalagem, entre outros).
Então
apresentamos uma proposta de pesquisa de produtos de supermercado. Oferecemos
as crianças folhetos de ofertas onde poderiam localizar os respectivos valores
dos produtos. A partir desta pesquisa, as crianças foram resolvendo outros
desafios, onde em cada situação envolvia uma operação matemática. Destacamos
nesta atividade a compreensão das crianças sobre o ato de pesquisarem o menor
preço, relataram que às vezes um mesmo produto, porém de marcas diferentes,
podem ter preços também diferentes.
Nesta
atividade ficou-nos evidenciado o interesse das crianças em resolver os
desafios e a facilidade de compreensão das crianças por se tratar de um assunto
que faz parte do dia a dia delas, inclusive muitas vezes elas já sabiam mais ou
menos quanto custavam cada produto antes mesmo de fazer a pesquisa. Outro fator
significativo na atividade foi o fato de ela ser estruturada em uma situação
concreta, desta maneira disfarça-se o cálculo matemático, do qual as crianças
sempre relatam temer.
A
segunda atividade foi aplicada ao grupo de crianças de 9 e 10 anos, fizeram a
atividade coletivamente e foi bastante proveitoso. Socializaram as hipóteses e
ajudavam e complementavam o raciocínio umas das outras todo o tempo.
Conseguiram fazer os cálculos mentais com certa facilidade e se divertiram
bastante. Desta maneira ficou-nos evidente a eficiência do processo ensino
aprendizagem por meio de jogos e desafios, além de destacarmos nesta atividade
o trabalho em equipe.
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