sábado, 27 de abril de 2013

Matematicando situações do dia a dia


         Texto elaborado com o intuito de discorrer sobre a elaboração das atividades, sua aplicação, dados observados, analisados e concluídos.



 
Matematicando situações do dia a dia

          Sabe-se que o sistema monetário é uma ação social presente na vida de todos os cidadãos, e que sua utilização é realizada desde muito cedo, seu uso e autonomia aumentam conforme o desenvolvimento do individuo. Desta maneira o sistema monetário é de extrema importância em nosso cotidiano, uma vez que vivemos em uma sociedade cujo sistema econômico é baseado no mercado e consumo, visando o lucro. Sabe-se também que o processo de construção do conhecimento permeado de situações reais que tenham a ver com o dia a dia do individuo, possibilita uma aprendizagem mais significativa, com maiores chances de apropriação dos conceitos e objetivos pretendidos, e ainda que nas séries iniciais da escolarização a aprendizagem por meio do lúdico, pode proporcionar maior interesse e melhorar a concentração.
            Pensando neste contexto, elaboramos duas atividades a partir de situações corriqueiras do dia a dia.
A primeira atividade é baseada em situações onde se aplica o uso do dinheiro e consequentemente do cálculo: O sistema monetário.  Por meio de listas de compras, onde as crianças pesquisam preços, comparam os preços dos produtos, calculam o total de itens a serem comprados, fazem cálculos para parcelar compras, etc.
A segunda atividade é estruturada por meio do lúdico (jogos de enigma e desafio), onde se desperta na criança a vontade de procurar a solução sem a pressão que um cálculo matemático promove por meio de um estigma.
A proposta de atividade em relação ao sistema monetário foi aplicada a 6 crianças, 2 crianças tem 6 anos estão no 1.º ano do ensino fundamental e fizeram parcialmente a atividade, pois queríamos saber quando as crianças começam a ter noção do valor do dinheiro e se conheciam os valores da moeda brasileira: O real.  2 das crianças tem 9 anos de idade e frequentam o 4º do Ensino Fundamental, 2 tem 10 anos e frequentam o 5.º ano do Ensino Fundamental.

PASSO A PASSO DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE

            Conversamos com as crianças sobre o “sistema monetário”, perguntamos o que eles sabiam sobre o dinheiro. As crianças demonstraram estarem totalmente a par da utilidade do dinheiro, todas conheciam as moedas e notas de reais. Todas comentaram sobre situações em que ganham quantias de dinheiro (Mesadas) de pais, tios, padrinhos etc. Algumas crianças inclusive relataram poupar dinheiro por meio de cofrinho e uma delas já tem uma conta poupança em seu nome.
Após esse primeiro momento, explicamos para as crianças o motivo de cada produto ter um valor financeiro, um preço para ser comprado. Explicamos que existem vários fatores que acontecem com os produtos até que cheguem ao mercado, (Como plantio, colheita, transporte, embalagem, entre outros).
Então apresentamos uma proposta de pesquisa de produtos de supermercado. Oferecemos as crianças folhetos de ofertas onde poderiam localizar os respectivos valores dos produtos. A partir desta pesquisa, as crianças foram resolvendo outros desafios, onde em cada situação envolvia uma operação matemática. Destacamos nesta atividade a compreensão das crianças sobre o ato de pesquisarem o menor preço, relataram que às vezes um mesmo produto, porém de marcas diferentes, podem ter preços também diferentes.
Nesta atividade ficou-nos evidenciado o interesse das crianças em resolver os desafios e a facilidade de compreensão das crianças por se tratar de um assunto que faz parte do dia a dia delas, inclusive muitas vezes elas já sabiam mais ou menos quanto custavam cada produto antes mesmo de fazer a pesquisa. Outro fator significativo na atividade foi o fato de ela ser estruturada em uma situação concreta, desta maneira disfarça-se o cálculo matemático, do qual as crianças sempre relatam temer.
A segunda atividade foi aplicada ao grupo de crianças de 9 e 10 anos, fizeram a atividade coletivamente e foi bastante proveitoso. Socializaram as hipóteses e ajudavam e complementavam o raciocínio umas das outras todo o tempo. Conseguiram fazer os cálculos mentais com certa facilidade e se divertiram bastante. Desta maneira ficou-nos evidente a eficiência do processo ensino aprendizagem por meio de jogos e desafios, além de destacarmos nesta atividade o trabalho em equipe.

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