sexta-feira, 26 de abril de 2013

Propostas de atividades de matemática, elaboradas à partir de situações do dia a dia.




SISTEMA MONETÁRIO - COMPRAS

Faixa etária: 9 anos    série: 3.ª série  4.º ano.

Justificativa: O sistema monetário é importante pois é uma ação social que fará parte da vida cotidiana do individuo, a interação com o dinheiro (sistema monetário) aumenta gradativamente de acordo com o desenvolvimento e autonomia. As crianças desde cedo já sabem que para adquirir objetos, doces, presentes é necessário trocá-los por dinheiro, desta maneira é interessante desenvolver um trabalho de como agir em relação a compras e o uso do dinheiro. 

Objetivo: Explicitar o sistema monetário de maneira que a criança saiba quais são as moedas e notas que fazem parte da moeda brasileira: O real. Trabalhar o conceito de "valor", nas operações matemáticas: Como na soma de quantias para atingir um valor de um produto, na subtração quando vamos pagar algo, na divisão quando parcelamos uma compra, ou na multiplicação quando por exemplo compramos vários itens de um mesmo produto cujo valor é igual.

Avaliação: O aluno deverá ser avaliado de acordo com o desenvolvimento das aulas/atividades, concomitante e ao longo de todo o tempo. No final poderá ser realizada uma atividade mais concreta como a criação de um mercado em sala de aula, onde deverão ser confeccionados "dinheiro" e "produtos", para que as crianças, se apropriem da ação de comprar, pagar, receber ou dar troco, etc.

Atividades

Inicia-se a aula conversando com as crianças sobre o dinheiro e a importância deste para a nossa sociedade, desta forma as crianças poderão falar tudo que sabem em relação ao dinheiro e a professora terá ideia de quais atividades serão mais significativas para que se atinja os objetivos pretendidos.

A primeira atividade, certamente será fácil para as crianças desta faixa etária, porém é importante retomá-la para que não fique duvidas em relação as moedas e notas e seus respectivos valores.

1ª Atividade

Explicitando a moeda brasileira: O real.




Na segunda atividade, a professora deverá conversar com os alunos sobre a necessidade de cada produto ter um valor (Preço), pode-se relatar nesta atividade os fatores que são levados em consideração para que se elabore o preço de um produto. A professora pode por exemplo, escolher um item como o açúcar e explorar a sua trajetória, até que chegue no supermercado. Poderá explicar que a cana é plantada e que é preciso contratar funcionários para cultiva-lá e depois colher, sempre explicando que cada um desses fatores são envolvidos valores financeiros. Desta maneira as crianças entenderão o conceito de valor de cada produto, e quantos valores são envolvidos até que se obtenha o valor de mercado.  

2ª Atividade

Falando sobre o valor de produtos



3ª Atividade

Nesta atividade as crianças farão uma lista de supermercado. A professora poderá deixar que escolham os itens que desejarem ou poderá padronizar a lista de acordo com os preços que eles já sabem (da pesquisa anterior). No desenvolvimento da lista, trabalharão detalhes como quantidades de um item que desejam comprar, o valor de cada item e o valor total de acordo com a quantidade, poderão trabalhar a quantidade total (adição). Após o preparo da lista, a professora poderá propor desafios como: (No mercado não tinha Arroz e nem o nescau), quanto ficará a compra sem esses itens?, pode pedir que multipliquem o valor de cada item e dividir a compra em parcelas, etc.



4ª Atividade 

Nesta atividade a professora poderá retomar com os alunos o conceito de quantidade de dinheiro, a soma das moedas e notas para se obter um respectivo valor. A professora poderá contextualizar a atividade ao conversar sobre   mesadas, cofrinhos e outras ações que normalmente as crianças relatam em relação ao dinheiro.



Sugestão de atividade concreta para realização no final do trabalho com o sistema monetário: Mercadinho

Organização: Prateleiras com produtos, preços dos produtos expostos, podem ser feito cartazes promocionais com os respectivos valores dos produtos, caixa para cobrar as compras e notas de dinheiro fictícias. 

As crianças poderão trazer embalagens de produtos de casa, a professora poderá imprimir notas de dinheiro sem valor para dar um ar de realidade ao projeto.


   





JOGOS
 Desafio e Competição

Faixa etária: 9 anos    série: 3.ª série  4.º ano.

Justificativa: A aprendizagem por meio de jogos e desafios, propicia uma experiência marcante na vida escolar do educando, devido ao fato de a aprendizagem estar permeada de diversão e brincadeiras, desta maneira alivia-se a pressão subentendida na disciplina de matemática. Enfim, quando o processo ensino/aprendizagem se dá por meio de jogos e brincadeiras a criança tende a prestar mais atenção, tem mais interesse e aprende com mais facilidade.

Objetivo: trabalhar o raciocínio lógico, o cálculo mental, o conceito de dezena e dúzia e as quatro operações matemáticas. (Adição, subtração, multiplicação e divisão).


Avaliação: A avaliação deverá ser no decorrer das atividades.


Atividades

Os desafios de enigmas, que são resolvidos por dicas são eficientes para trabalhar o raciocínio e o cálculo mental, além de ser bastante prazeroso a procura pela resolução. Este tipo de atividade pode ser aplicado coletivamente, o desafio coletivo é excelente para o treinamento da turma.





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