sexta-feira, 10 de maio de 2013

Criando um Jogo de Matemática

JOGO DE MATEMÁTICA
Proposta de matemática por meio de um jogo de tabuleiro

 Faixa etária: 9 anos Série/Ano: 4º Ano

Tema: Tabuleiro: Desafio Matematicando.

Objetivo: Trabalhar sequências numéricas, as quatros operações matemáticas (Adição, subtração, multiplicação e divisão), raciocínio lógico e o cálculo mental.

Justificativa: Trabalhar matemática por meio de jogos possibilita que o professor mediador consiga despertar o interesse da criança, pois o jogo está próximo ao seu“mundo infantil”, o jogo facilita a aprendizagem por tratar-se de algo concreto, onde a criança consegue pensar sobre as notações numéricas e entender o conceito com mais facilidade.

O Jogo.

Desafio matematicando é um jogo de tabuleiro que pode ser jogado por 02 a 06 pessoas, cujo objetivo é chegar em primeiro lugar. Os jogadores dever percorrer as 119 casas do tabuleiro de acordo com os números que saírem nos dados e também conforme conseguem concluir os desafios. Os desafios tratam de operações matemáticas, situações problemas e sequência numérica.

Componentes do Jogo:

1 Tabuleiro;

2 Dados;

6 peões

19 cartões “Desafio”

19 cartões resposta e Avance/volte

Considerações:
O Tabuleiro: "Desafio", pode ser utilizado em qualquer situação de aprendizagem, pois as regras para o jogo o torna totalmente flexivel, ou seja, pode-se trabalhar qualquer conteúdo de qualquer disciplina. Para isso basta apenas substituir o tema/assunto nos cartões de desafios e cartões respostas-avance/volte.
 
 
 

 
Agradecimento:
Agradecemos a colaboração do amigo Márcio Miler, por ter dimensionado o tabuleiro e os cartões desafios, em programa de desenho específico (AUTOCAD), possibilitando que pudessemos imprimir nas medidas que precisavamos.